top of page

O presente projeto destina-se a implantação da Estação Permacultural da Cooperativa Bodisatva, um centro de educação e produção para a sustentabilidade. A estação compreende o cultivo de alimentos em horta orgânica, agrofloresta e a sede bioconstruída (construção ecológica de baixo impacto) da Cooperativa de Trabalho Bodisatva, com as seguintes estruturas: espaço para cursos e encontros, cozinha industrial, ateliês de produção e arte, biblioteca, banheiro seco, casa de ferramentas e depósito.

O desenvolvimento do projeto prevê início em janeiro de 2014 e terá duração de 12 meses, realizando as obras e manejos necessários para a realização do mesmo, juntamente com as ações educativas através de cursos de capacitação e formação de bioconstrutores. Em paralelo ocorrerão as ações de capacitação de agricultores orgânicos e monitores ambientais, que estarão envolvidos no desenvolvimento das zonas de cultivo e proteção ambiental da estação permacultural.

A estação terá área de 1 hectare para sua instalação, em terreno cedido pelo CEBB - Centro de Estudos Budistas Bodisatva, em Viamão-RS. O CEBB conta com uma área total de 12 hectares, sendo 8ha de preservação ambiental e 4ha de ocupação humana, onde reside uma comunidade de 50 pessoas e estão instalados o Templo Budista, o Instituto Caminho do Meio, a Escola de Educação Infantil Caminho do Meio e a Cooperativa Bodisatva. A implantação deste projeto é resultado do amadurecimento das ações da Cooperativa e da comunidade em suas práticas de sustentabilidade. Agora busca-se melhor qualidade de vida e de trabalho para a comunidade, bem como, para a população do entorno, atuando em áreas afins à localidade rural, como produção de alimentos orgânicos e seus beneficiamentos; tecnologias de construção civil de baixo impacto ambiental; incentivo a energias alternativas; tratamento biológico de efluentes (sistemas ecológicos de saneamento básico); centro de referência ecológica e de educação ambiental integrada à paisagem.

A estação permacultural estará situada no bairro Augusta, entre as comunidades Stella Maris e do Jardim do Castelo. Historicamente, esta é uma região predominantemente rural, com grande parte da população em vulnerabilidade social e enfrenta problemas decorrentes da intensa degradação ambiental da região. Acreditamos que este projeto poderá beneficiar a região como um todo, pois nesta região também encontra-se a Bacia do Arroio Feijó, importante aquífero que tem sua nascente próxima a região de instalação deste projeto. As principais causas para a degradação ambiental da bacia do Arroio Feijó estão relacionadas a poluição causada pelo lançamento direto de esgotos domésticos em suas águas e tributários, acúmulo de lixo, desmatamento e ocupação irregular de suas margens. Nosso objetivo com o projeto também é oferecer concientização ambiental para a população que circunda as margens deste arroio, alternativas de tratamento de esgoto, já que o município não conta com rede de saneamento básico, e com isto, oferencendo proteção às águas do Arroio Feijó.

Ao tornar essa região um pólo de cuidado e preservação, há grande potencial para o surgimento de novos empreendimentos que possam lidar com os problemas básicos, além de agregar valor a região, incentivando o turismo ambiental, com passeios pedagógicos para escolas recebidos pelos educadores ambientais formados no projeto, roteiros turísticos gastronômicos com produtos beneficiados a partir dos orgânicos  agroecológicos cultivados no projeto, todas iniciativas que terão apoio da Cooperativa para se estabelecerem no mercado. A Cooperativa foi fundada em 2012 com o princípio de reunir forças individuais para oferecer serviços de forma estável e regulamentada. Os membros da Cooperativa estão inseridos em áreas distintas, possibilitando uma visão transdisciplinar de atuação. Contamos com mais de 70% dos cooperados com curso superior completo nas áreas de saúde, educação, arquitetura, ciências sociais e artes; e experiência profissional em suas áreas de atuação de pelo menos 5 anos.

bottom of page