top of page
Projetos

Concertos Educativos: Duo Bico de Pena 

O Duo Bico-de-Pena tem como proposta criar e recriar música brasileira através de composições e arranjos que independam de instrumentos harmonizadores. Através de duas linhas musicais (uma flauta e um violoncelo) pode-se perceber a riqueza da nossa musica pelas entrelinhas. Os músicos trabalham com projetos vinculados a “Concertos Educativos”: nos quais falam dos processos de criação ou tematizam algum compositor reconhecido; assim como, apresentações artísticas em eventos e teatros. Podem ainda desenvolver projetos gestados em conjunto com as instituições interessadas: sensibilização musical, música como relaxamento e outros projetos educativos em música. O currículo dos músicos contempla grande experiência na Orquestra Estadual de São Paulo, além de projetos do trabalho autoral no SESI – SP e o lançamento de dois CD’s – “Suíte das crianças” e “Entrelinhas”.

Programa de Implementação de Práticas Sustentáveis - PIPAS

 

A proposta do programa é oferecer à escola possibilidades de implementação de práticas sustentáveis, a fim de promover o funcionamento sistêmico integrado da instituição, baseada em diagnósticos realizados na comunidade escolar em questão. O serviço está pautado em diagnosticar a situação atual da escola e desenvolver o projeto de ação e o programa de oficinas práticas educacionais buscando fortalecer o convívio e a conexão da comunidade escolar entre si e com o meio ambiente em que está inserida. 

Educação para Sustentabilidade

 

O curso inspirado no curso Design em Sustentabilidade do Gaia Education, organização internacional que difunde o aprendizado vivenciado em ecovilas de todo o mundo. Baseia-se em conhecimentos de quatro dimensões: social, econômico, ecológico e visão de mundo. Voltado para professores, gestores e comunidades. A carga horária pode ser adaptada à necessidade. 

Formação Pedagógica:

Educar para a Felicidade

 

Este projeto parte da Escola Caminho do Meio (www.mandalaescola.org) que estão vinculados a Cooperativa Bodisatva. O objetivo é proporcionar ferramentas conceituais e práticas que contemplem novos olhares sobre educação para que os professores consigam estabelecer relações positivas com sua profissão, seus alunos e seu campo profissional, tendo como base para tanto a influência de filosofias orientais, de forma não religiosa. A formação inclui palestras de cunho teórico, assim como, oficinas de cunho prático, nas quais estão inseridas as artes, as tecnologias ambientais e técnicas corporais de relaxamento e meditação. Dentre os profissionais envolvidos inclui-se mestres e graduados, nas mais diferentes áreas, os quais já desenvolveram trabalhos de formação, como por exemplo, o Seminário Budismo e Educação (2012) e o Encontro de Educação (2013) – renovando olhares e práticas. Informa-se ainda que alguns profissionais inseridos neste projeto também desenvolveram pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, mais especificamente no Núcleo de Pesquisas em Educação e Espiritualidade.

Capacitação em Bioconstrução

 

Curso teórico-vivencial em conhecimentos básicos de construção civil, espaços, técnicas construtivas de baixo impacto e ainda temas como trabalho e inspiração. Aplicação do conhecimento adquirido em uma bioconstrução em tamanho real. Todo conteúdo é dividido a partir de profissionais que trabalham diretamente na área, com conhecimentos em arquitetura, permacultura, técnicas de baixo impacto ambiental como telhado verde, biotratamento de efluentes, energias alternativas, reciclagem de materiais, adobe, taipas, biopiscinas, etc.
 

Tenda Infantil

RECREAÇÃO, CRIAÇÃO E FORMAÇÃO COM AMOR E CONSCIENCIA

 

A tenda infantil une profissionais diferentes áreas com experiência em educação. A mesma pode ser configurada de duas formas:

1) Recreação para crianças: têm como objetivo divertir as crianças através da recuperação do contato com a natureza e com o outro, neste sentido, inclui: pintura de rosto com pigmentos naturais, pernas de pau, brincadeiras antigas (corda, elástico, biboque), cantigas de roda, e espaço de artes: exploração de ritmos e instrumentos musicais; de tintas e materiais orgânicos para produzir artes visuais; espaço para fantasias. Neste molde a Tenda Infantil pode ser realizada em festas de aniversário ou em eventos;

2) Recreação, criação e formação para famílias: tem como objetivo ser um espaço que promove o contato entre pais e filhos e inclui, em conjunto com as atividades realizadas no projeto de recreação, oficinas de: Shantala (massagem para bebes), Dança entre mães e filhos, meditação para adultos e crianças, yoga para adultos e crianças e dicas sobre o processo de parto e maternidade.

Design em Sustentabilidade: GaiaEducation

 

É um programa que capacita profissionais a desenvolverem soluções criativas e eficientes para a complexa crise de sustentabilidade vivida hoje em nossa sociedade, oferecendo aos participantes uma perspectiva sistêmica que se utiliza da reflexão teórica aliada a experiência prática.

Lançado em 2005, o Educação Gaia acontece anualmente em mais de 15 países, contribuindo para o planejamento e desenvolvimento da sustentabilidade em nossa sociedade, podendo ser aplicado desde em pequenos projetos e iniciativas coletivas até em comunidades ou cidades inteiras. O programa está associado a GEN (Rede Global de Ecovilas) e seu currículo é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).

Consultoria em Desenvolvimento Humano: Para rir ou chorar é só começar!

 

Unem-se profissionais da saúde e das artes para possibilitar um tempo de prazer e reflexão para grupos, tendo como objetivo proporcionar que estes sujeitos estabeleçam melhores relações consigo, com os outros e com o mundo. Os módulos contemplam: saúde e bem estar, estresse e ansiedade no trabalho, educação coorporativa e oficinas de artes (teatro, música e circo). Os profissionais inseridos neste projeto têm formação acadêmica, além de grande experiência em processos de formação de grupos, incluindo-se pedagogos, psicólogos, licenciados em artes, sociólogos, fisioterapeutas e especialistas em técnicas terapêuticas orientais. Salienta-se que de acordo com a necessidade (escolas, empresas, ONG’s, prefeituras, etc) montar-se-á o plano de desenvolvimento humano mais adequado. 

bottom of page